domingo, 10 de outubro de 2010

Pesquisador da Microsoft propõe que PCs infectados com vírus não tenham acesso à internet

Um pesquisador da Microsoft afirma que PCs infectados por vírus devem ser banidos da internet. O objetivo da proposta, apresentada pelo pesquisador sênior Scott Charney durante a International Security Solutions Europe (ISSE), é de impedir a disseminação de vírus para computadores que estejam saudáveis e garantir a saúde dos aparelhos conectados à internet. Dessa forma, computadores "doentes" são colocados em quarentena temporária para o extermínio do vírus.

O uso de botnets está entre os meios favoritos dos criminosos para ataques online. Quando um computador recebe um vírus, ele é recrutado para uma rede de computadores sob controle dos criminosos que também está infectada. Essas redes podem conter de centenas a milhões de computadores, que são utilizados para disparar spam e até realizar ataques contra sites – sem qualquer consentimento do usuário.

De acordo com Charney, firewalls, antivírus e outras proteções podem reduzir o risco de ataques, mas não são suficientes. Por isso, é necessário ter um "certificado de saúde" do computador que prove que a máquina não está infectada antes de se conectar à internet.

Segundo o criador da proposta, os testes poderiam garantir o uso correto do firewall e também as devidas instalações de patches do sistema, além de um antivírus atualizado sendo executado.

Se o certificado de saúde acusar que o computador apresenta problemas, solicitações como baixar um patch de correção ou atualizar o antivírus serão feitas. No entanto, se o problema for mais grave (no caso de o computador estar disseminando spam, por exemplo), ou se o usuário se recusar a apresentar um certificado de saúde, outras soluções seriam aplicadas para impedir o acesso à internet.

Ainda se trata de uma proposta, no entanto, é bom ficar atento à segurança do seu computador com antivírus e updates do sistema sempre em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário