quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como anda a saúde do seu disco rígido?

O disco rígido é um dos componentes que mais exige manutenção, isso porque ele possui boa parte de seu mecanismo baseado em peças mecânicas. Entretanto, o que mais afeta o disco rígido não é sua utilização massiva, pois a grande maioria dos HDs é preparada para trabalhar pesado por mais de três anos.
O real problema para os discos consiste na falta de manutenção por parte do usuário. Muita gente simplesmente instala o Windows e pensa que pode utilizar o mesmo sistema eternamente, instalar uma centena de programas, adicionar quinhentos jogos e continuar com o mesmo desempenho. Todavia, a verdade é que o disco tende a ficar cada vez mais lento.
Hora de fazer uma limpeza no disco rígido!
O acúmulo de arquivos, bibliotecas (arquivos DLL) e entradas não utilizadas no registro do Windows tendem a deixar o micro cada vez mais lerdo. E não é só isso que faz o seu HD virar uma tartaruga. Instalar muitos programas gera uma bagunça danada no disco, pois o sistema joga arquivos para todos os lados e, sem
uma desfragmentação, o disco possivelmente não vai executar seu papel com eficiência.

Podemos citar programas que te ajudam a conhecer e a solucionar problemas no HD:
  •  Conheça seu HD:O CrystalDiskInfo é um aplicativo avançado que fornece muito mais do que apenas o modelo do disco. Com este software você poderá saber o modelo, a interface (Serial ATA ou Paralelo ATA) do disco, o modo de transferência (também conhecido como taxa de transferência), a quantidade de memória buffer e muitos outros detalhes.
  •  Recuperando arquivos perdidos:DiskDigger é uma ferramenta gratuita capaz de vasculhar a fundo seu sistema em busca de arquivos excluídos na tentativa de recuperá-los.
  • Testando o disco rígido:CrystalDiskMark você executa testes confiáveis para descobrir a velocidade de leitura e gravação real e atualizada de seus discos.
  •  Comece a solucionar o problema com a desfragmentação:Auslogics Disk Defrag pode trazer seu computador de volta aos seus dias de juventude e acelerar seu funcionamento.


     


                          O vídeo abaixo mostra um HD em funcionamento!!

          




Um comentário: