quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Manutenção preventiva

http://dicasmacetes.blogspot.com/2007/05/manuteno-preventiva-do-seu-pc.html

Manutenção é toda ação de controle e monitoramento do equipamento. Manutenção não aumenta confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.

Existem basicamente três tipos de manutenção:

"Manutenção preditiva"

É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
As técnicas de monitoramento na preditiva, ou seja, baseadas em condições, incluem: análise de vibração, ultra-som, ferrografia, tribologia, monitoria de processo, inspeção visual, e outras técnicas de análise não-destrutivas.






"Manutenção preventiva"

Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrencia corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva sao: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção X tempo.

"Manutenção corretiva"

Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário